O mercado de afiliados é hoje responsável pela grande maioria de empreendedores e pessoas que trabalham a partir da Internet.
Por mais que existam milhares de informações sobre esse assunto, muita gente ainda acha que ser afiliado é enganar as pessoas, ou ficar empurrando produtos ruins.
Por isso, se você quer saber mais sobre essa forma de trabalho, leia esse artigo até o final para entender como funciona esse mercado e porque milhares de pessoas estão investindo nele.
O que é ser afiliado?
O primeiro conceito importante é justamente saber o que é ser um afiliado.
Podemos dizer que o afiliado é um resolvedor de problemas, pois a partir de um público alvo, ele pesquisa e encontra produtos que podem ajudar essas pessoas.
E aqui estou falando no sentido amplo, porque esse público pode ser de qualquer nicho de mercado, sempre vai existir uma solução satisfatória para os problemas que cada audiência tem.
No caso, essas soluções podem ser produtos digitais como cursos online, ebooks, podcasts, ou produtos físicos como suplementos em cápsulas, um produto para casa, etc.
Para cada venda que o afiliado faz ele ganha uma comissão que é estipulada pela pessoa que criou o produto (físico, ou digital) e que é chamada de produtor.
Então resumindo, afiliado é a pessoa que promove e vende produtos digitais, e/ou físicos, e ganha comissão para cada venda realizada.
Por exemplo, você escolhe trabalhar com o nicho de emagrecimento, e decide promover o produto “Emagreça com o Doutor Rocha”.
Através de várias estratégias de marketing próprias para afiliados, você se comunica com o público interessado nesse produto, ganha a confiança dessas pessoas, e aí fica mais fácil oferecer e vender para as pessoas.
Mercado de Afiliados – Conceitos básicos para trabalhar nesse ramo
Agora que você entendeu o que é um afiliado, está na hora de ver os passos básicos para começar ganhar dinheiro com esse mercado.
1 – Plataformas de afiliados
A primeira coisa que você precisa saber é que existem locais que distribuem produtos digitais e físicos onde a estrutura de trabalho é para afiliados.
São chamadas de plataformas de afiliados, e atualmente existem várias, sendo a Hotmart a mais conhecida e também pioneira desse mercado no Brasil.
É nessas plataformas que estão cadastrados os milhares de produtos que os afiliados podem escolher para promover e ganhar comissões.
Esses produtos são criados pelas pessoas chamadas produtores, e são elas que determinam o valor da comissão que será paga por cada venda realizada.
Na verdade, a plataforma é um mercado, que faz o gerenciamento das vendas e valores, dividindo tudo certinho entre afiliados e produtores a cada 30 dias.
2 – Inscrição
Para você ganhar comissão como afiliado precisa se inscrever nas plataformas.
Os cadastros são gratuitos (em todas) e quem paga para a plataforma é o produtor, nada será deduzido da sua comissão.
No processo de inscrição você precisará enviar imagens dos seus documentos, incluindo cartão de banco, que será o local onde poderá sacar suas comissões, sempre 30 dias após a efetivação da venda.
3 – Categorias e produtos
Dentro das plataformas de afiliados você encontrará milhares de produtos separados por categorias, para ficar mais fácil de encontrar.
Então, para escolher os produtos que quer promover basta pesquisar por categoria, ou pelo nome do produto (se você já souber), ou nome do produtor.
Antes de escolher um produto é importante que tenha definido qual será seu nicho de mercado, pois assim já foca a pesquisa dentro do assunto que desejará trabalhar.
Também é necessário fazer um estudo do avatar desse nicho, para saber qual produto será mais interessante promover.
Existem dezenas de produtos dentro do mesmo nicho e muitos deles concorrem entre si.
4 – Comissões
É justamente no ganho de comissões que as pessoas acham que existe “golpe”, ou “enrolação” dentro do mercado de afiliados.
Mas, a verdade é que o sistema de afiliados é honesto e se você trabalhar com uma plataforma e produto idôneos, com certeza receberá as comissões corretamente.
Claro que existem muitos esquemas no mercado, mas aí depende da personalidade de quem está trabalhando e não do trabalho em si.
5 – Links de Afiliado
Para cada afiliado que se inscreve na plataforma, o sistema gera um “link de afiliado” que é único de cada um. Não existem dois iguais.
É através desses links que os cookies são marcados nos dispositivos das pessoas que clicam neles, a partir da divulgação do afiliado.
Apenas se você divulgar os produtos usando o link de afiliado que a plataforma disponibiliza é que existe a possibilidade de fazer a venda, e então ganhar a comissão.
6 – Divulgação
Para promover os produtos é preciso criar uma estrutura profissional de divulgação, como blog, canal de vídeos, perfis nas redes sociais, e-mail marketing e outros elementos específicos.
Também é indicado fazer um curso de marketing digital, para aprender trabalhar do jeito certo e criar um negócio online duradouro e de sucesso.
O principal mito desse mercado é achar que tem muito dinheiro e pouco trabalho.
A verdade é que existe MUITO trabalho antes de virem os resultados, mas quando eles chegam são recorrentes e consistentes.
Desejo que esse artigo sobre mercado de afiliados tenha esclarecido esses conceitos básicos que são o pilar do trabalho de todo afiliado.
4 Comentários
[…] abaixo, uma lista de 7 plataformas conceituadas do mercado de afiliados, onde você pode trabalhar e receber as comissões com […]
[…] aí é que está um dos grandes segredos do mercado de afiliados, quanto mais “nichado” o produto, mais fácil de vender, justamente porque o público é menor, […]
[…] você está chegando agora no marketing digital e também no mercado de afiliados, deve ter sido sufocado(a) com uma avalanche de informações que podem “fundir” sua […]
[…] Encontrar um bom produto digital para vender deve ser a meta de toda pessoa que deseja ter sucesso no mercado de afiliados. […]