Aprender como definir o avatar do seu negócio é fundamental para não desperdiçar tempo e recursos produzindo conteúdo para o público errado.
Muitos afiliados não tem sucesso em seu negócio porque simplesmente não pararam alguns minutos para definir QUEM É o público ideal para o produto que estão promovendo.
A grande maioria acaba se baseando apenas nas informações superficiais que são oferecidas pelos produtores, ou então navegando na internet e vendo o que a concorrência está fazendo para atrair público.
Claro que essas são maneiras boas de conhecer a audiência, mas quando você faz um estudo mais completo e profundo, consegue perceber nuances que podem fazer toda diferença na hora de criar conteúdo.
Mas, o que é esse tal avatar que todo mundo fala?
Avatar, ou persona, é um modelo fictício, criado através da resposta a algumas perguntas específicas, que representa a pessoa ideal para comprar seu produto/serviço sem que você se esforce muito para fazer a venda.
Ou seja, é a representação do público que está propenso a adquirir sua oferta, e que não tem muitas objeções para fazer essa compra.
Diferente de público alvo que é a parcela de pessoas que estão supostamente interessadas no seu produto, mas que ainda precisam de muitas informações e persuasão para chegarem até a compra efetiva.
Também é diferente de público ideal, pois dentro de uma parcela de público maior existem pessoas interessadas, mas não necessariamente dispostas a comprar o que está oferecendo.
Saber distinguir esses diferentes tipos de público é fundamental para saber qual conteúdo e diálogo certos atrairão e levarão as pessoas até o carrinho.
O avatar É aquela pessoa que já está pronta para resolver o problema que tem usando sua oferta.
Como definir o avatar – 4 passos indispensáveis nessa construção
Veja abaixo os passos práticos para construir a personificação da sua persona:
1 – Informações
A primeira coisa a definir é quais são as informações necessárias para ter esse estudo mais completo.
As principais são:
- Dados demográficos: gênero, faixa etária, classe social, escolaridade
- Dados profissionais: Desafios de carreira, objetivos e rotina de trabalho
- Principais hábitos: Redes sociais, locais que gosta de frequentar, principais fontes de pesquisa, assuntos que gostaria de saber mais
- Hábitos de consumo: Se gosta de comprar online, quais as principais formas de pagamento que usa, quais marcas e estilo de roupas, etc…
Essas são informações básicas, por isso de acordo com o nicho de mercado escolhido é bom observar se são necessárias outras informações ALÉM dessas.
2 – Coletando Dados
Dentro das tarefas de como definir o avatar é preciso que essas informações venham de fontes seguras.
Para isso, a melhor maneira de coletar essas informações é criando um questionário e pedindo para seu público responder.
Outra maneira de refinar ainda mais essa pesquisa é rastreando o público nas redes sociais, ou usando dados das plataformas como Instagram e Facebook que possuem informações detalhadas dos usuários.
Para conhecer os desafios e dores principais do público leia comentários deixados em postagens da sua concorrência nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Youtube, etc.
Muitas vezes as pessoas fazem perguntas diretas, ou comentam sobre coisas que gostariam de ter/fazer, e essas informações são valiosas na construção do avatar.
3 – Montando o avatar
De posse das informações é hora de montar seu avatar.
Veja um exemplo de avatar para o nicho de emagrecimento:
Maria tem 26 anos e ganhou 12 quilos em sua primeira gravidez, e não está conseguindo se livrar deles, mesmo fazendo exercícios e mantendo dieta balanceada.
Quando vai à academia olha para outras mulheres de sua idade com os corpos sarados e lembra como era seu corpo antes da gravidez e se sente frustrada por não se livrar da barriga saliente.
Agora, sempre que sai para jantar com seu marido, ela escolhe roupas mais largas que disfarcem o abdômen inchado, e não se comporta mais com tanta naturalidade como antes, pois acha que todos estão reparando em sua nova silhueta.
A partir dessa construção você conseguirá produzir conteúdo mais relevante para alguém que tem o perfil da Maria.
Outro ponto importante dentro do esforço de como definir o avatar é que, de posse dessas informações, as campanhas de anúncios gastarão muito menos, pois poderá segmentar o público mais assertivamente.
4 – Nichos com mais de um avatar
Alguns nichos de mercado possuem mais de um avatar, haja visto os cursos de marketing digital que possuem desde alunos saindo da adolescência até pessoas aposentadas.
Nesses casos é importante criar um avatar para cada um desses públicos, pois a forma de se comunicar com um jovem adulto é bem diferente da maneira de falar com um senhor aposentado.
Sem dizer que as dores, desafios e desejos são bem diferentes, então apesar de serem o público ideal para seu produto, precisam de conteúdo e comunicação específica para cada faixa etária.
A partir da definição do avatar é preciso focar todas as estratégias de divulgação seguindo essa personificação, pois assim terá mais chance de atrair público qualificado para sua oferta.
Desejo que esse artigo falando sobre como definir o avatar ajude a encontrar o público ideal do seu negócio e com isso, ter muito sucesso nas estratégias de promoção.
0 Comentários